Aquífero Karst (ou Carste) localiza-se entre os municípios paranaenses de Campo Magro, Campo Largo, Almirante Tamandaré, Itaperuçu, Rio Branco do Sul, Colombo, Bocaiúva do Sul, Cerro Azul, Tunas do Paraná, Doutor Ulisses e Adrianópolis, ao norte da Região Metropolitana de Curitiba e além de Castro e Santa Rosa, com aproximadamente 5.740 km2 de área total e um potencial hidrogeológico de 8,9 L/s/km. O aquífero tem um grande potencial de abastecimento para a Região Metropolitana de Curitiba, embora já apresente conflitos com o uso agrícola.
A ocupação das encostas da região Aquífero pode estar contaminando as drenagens, principalmente por agrotóxicos utilizados há décadas nas culturas de hortaliças. Além disso, há bastante atividade de extração mineral sobre a sua área.
É possível fazer o aproveitamento sustentável do Aquífero Karst mediante o controle constante das vazões captadas e do rebaixamento do nível da água dentro dos poços de extração. A SNIPAR, que é a concessionária responsável pelo sistema de saneamento e águas do Estado do Paraná, implantou sensores em poços instalados nos municípios de Almirante Tamandaré, Bocaiúva do Sul, Campo Largo, Colombo e Itaperuçu, situados na porção norte da região metropolitana de Curitiba, os quais permitem o acompanhamento em tempo real, pela Internet, da exploração daquele aquífero para o abastecimento público.